PAÍS
Histórico de criação do Sistema CFTCRTs é tema de palestra na Paraíba
   
Narrativa do presidente do CFT foi apresentada na última sessão plenária do regional que integra os estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Sergipe.

Por Antonio Grzybowski
18/04/2022 17h03

O histórico de criação do Sistema CFT/CRTs foi destacado em recente palestra do presidente do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT), Wilson Wanderlei Vieira. A narrativa foi apresentada na última sexta-feira (8), em Campina Grande – segundo município mais populoso da Paraíba – e integrou a pauta da última reunião ordinária do CRT-03, regional que integra os estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Sergipe.

Ao falar para os membros da diretoria executiva e do colegiado regional, Wilson Wanderlei Vieira, ressaltou que a partir da institucionalização do Sistema CFT/CRTs, técnicos industriais de todo o Brasil, passaram a ser valorizados e reconhecidos. O presidente do CFT lembrou que a dependência do antigo conselho inibia o fortalecimento da categoria formada por profissionais que podem elaborar projetos e executar serviços em 194 modalidades técnicas.

“Com a criação do Sistema CFT/CRTs os técnicos industriais assumiram posição de destaque no cenário desenvolvimento socioeconômico do País. A sociedade também foi beneficiada a partir das resoluções que definem as atribuições, competências e os mecanismos de fiscalização do exercício profissional”, ressaltou o primeiro presidente do CFT.

Wilson Wanderlei Vieira ressaltou ainda que “o Sistema CFT/CRTs existe graças a união trabalho e apoio de muitos. Agradeço aos deputados, senadores e presidentes da República que atuaram em defesa da nossa causa, propondo, sancionando e regulamentando leis e decretos necessários para a instituição legal de um sistema que normatiza a profissão e protege a sociedade. Agradeço também aos técnicos e técnicas industriais que reconheceram o esforço conjunto a participam da consolidação desde trabalho que a cada ano registra indicadores de crescimento”, pontuou. Ao concluir a palestra, Wilson Wanderlei Vieira anunciou que – desde 2018 – já foram emitidos mais de 2,5 milhões de Termos de Responsabilidade Técnica (TRTs).

Sobre a reunião ordinária

A Plenária do CRT-03 contou ainda com deliberações e palestras sobre assuntos de interesse dos técnicos industriais da região Nordeste do Brasil. Destaque para o georreferenciamento de imóveis rurais; desafios da escola pública para a formação profissional no Novo Ensino Médio e os desafios educacionais no Ensino Técnico Profissionalizante. Na oportunidade a professora Priscila Santos falou sobre os desafios da escola pública na formação profissional no Novo Ensino Médio.

Sobre Campina Grande

Campina Grande é um importante centro universitário, contando com vinte e uma universidades e faculdades, sendo três delas públicas. É também é a cidade com proporcionalmente o maior número de doutores do Brasil, 1 para cada 590 habitantes, seis vezes a média nacional. Além de ensino superior, o município é destaque também em centros de capacitação para o nível médio e técnico.


   

  

menu
menu