RURAL
Deputado Paparico Bacchi recebe demanda da Cooperalfa
   
Erradicação de espécies exóticas preocupa avicultores da região

Por Antonio Grzybowski
10/12/2019 16h14

O deputado Paparico Bacchi, líder da bancada do Partido Liberal na Assembleia Legislativa, recebeu a visita do engenheiro florestal Roberto Carlos Bearzi. No encontro o parlamentar recebeu cópia de um ofício assinado pelo presidente da Cooperalfa Chapecó, Romeo Bet, que manifesta preocupação quanto as exigências da Portaria Nº 79 da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema).

A legislação reconhece a lista de espécies exóticas invasoras e estabelece normas de controle no território do RS. Estudos ambientais comprovam que as árvores com estas características produzem mudanças e alterações em propriedades ecológicas do solo, na ciclagem de nutrientes, em cadeias tróficas, na estrutura, dominância, distribuição e nas funções de ecossistemas, na distribuição da biomassa, em processos evolutivos e em relações entre polinizadores e dispersores.

De acordo com a portaria da Sema, a uva-do-japão - espécie muito utilizada para sombreando em propriedades rurais avícolas e com significativa importância economica como produtora de mel, lenha, carvão e madeira serrada - deverá ser combatida com processos físicos, químicos ou biológicos. Roberto Carlos Bearzi explica que a erradicação desta espécie considerada invasora, poderá prejudicar a produção dos aviários, pois a planta é cultivada com o objetivo de controlar a temperatura natural dos aviários. A mesma portaria determina que não serão concedidas ou renovadas licenças ambientais em propriedades que não cumprirem as exigências portaria editada em 2013.

Paparico Bacchi agradeceu a visita e acolheu a demanda. O deputado anunciou que irá analisar o assunto para apresentar alternativas que possam contemplar o interesse de todos os produtores da cadeia produtiva das agroindústrias.

 O engenheiro florestal Gabriel Melara também acompanhou o encontro.

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu