Cabelos pedem cuidados especiais no outono e inverno
Produtos atuam no combate aos problemas que afetam os fios

Por Assessoria de imprennsa
06/05/2018 14h29

Baixa temperatura, ar seco, exposição à água quente no banho e uso excessivo de secador são alguns dos fatores que dificultam a missão de manter os cabelos hidratados nas estações de outono e inverno, as mais frias do ano. De olho nas necessidades dos clientes nesse cenário, a Varcare, marca do grupo MSA Kosmetic focada na produção de cosméticos profissionais para cabelos, abre seu portfólio com indicações de produtos e tratamentos ideais para combater o problema e garantir a saúde dos fios durante todo este período.

1) Queratina: fortalecimento e reposição proteica

Com o ressecamento dos fios e o enfraquecimento da raiz, uma das maiores dificuldades para se lidar nessa época é a queda de cabelo. Além disso, os longos banhos quentes são responsáveis por liberar glândulas sebáceas e deixar o cabelo oleoso.

Para ajudar a resolver esses problemas, a Varcare recomenda a utilização de produtos com queratina, pois ela interage facilmente com o cabelo já que é encontrada em grande quantidade na fibra capilar.

A reposição dessa massa proteica tem resultado comprovado no fortalecimento dos fios e o creme de reconstrução intensa Protein Repair Cream atua, justamente, devolvendo a massa perdida e melhorando a elasticidade, de forma a tornar os fios mais resistentes. O produto possui ação antioxidante e apresenta alto teor de arginina, um aminoácido essencial presente na queratina capilar que favorece a troca de nutrientes entre a raiz e os fios.

 

2) Termoprotetor antes do secador é essencial

Com o frio, é muito comum o hábito de sair do banho e secar o cabelo com um secador. Porém, em exagero, essa prática pode retirar a umidade natural dos fios e causar ressecamento, já que a vulnerabilidade às fontes de calor causa um desequilíbrio que promove a abertura excessiva da cutícula capilar, deixando os fios expostos aos fatores externos.

Além disso, em excesso, o uso de aparelhos como secadores e chapinhas pode acarretar também na perda dos lipídeos, principais reguladores de entrada e saída de água dos fios, gerando porosidade. Para equilibrar o nível de água e lipídeos nos fios, é importante a utilização de produtos à base de óleos e silicones, como o reparador bifásico Biphasic Repair, que protege os cabelos durante o processo de escovação. O produto combina silicones voláteis, oferece brilho intenso, condicionamento a seco, além de ser desembaraçante e inibidor de odores.

Outra indicação nesse sentido é o creme leave-in multifuncional Crystallizing & Sealing, que também atua como proteção térmica. Dentre os diversos benefícios do produto, vale destacar que ele previne o envelhecimento dos fios, confere ação anti-frizz e promove o preenchimento de microfissuras cuticulares, criando ação cristalizadora.

 

3) Hidratação para repor água

O cabelo possui uma determinada quantidade de água que garante a qualidade da fibra. Durante o outono e o inverno, devido às baixas temperaturas e à exposição ao secador, a hidratação natural dos fios fica comprometida causando ressecamento e porosidade. O cabelo busca moléculas de água presentes no ambiente causando o frizz, que deixa os cachos indefinidos e dá volume aos fios lisos.

Para resolver o problema, indicam-se tratamentos com ativos que liberem grande quantidade de moléculas de água e, nesse sentido, as hidratações são ótimas opções, como a máscara Humectant Complex. Com poder hidratante superior, ela atua equilibrando o nível de água e óleo dos fios conferindo flexibilidade. O produto é recomendado para umectação intensa de cabelos secos, grossos e crespos.

Já quem é loira ou possui o cabelo descolorido, grisalho e branco, pode utilizar a Hidramatiz. Trata-se de uma máscara de hidratação que atua neutralizando a cor amarelada dos fios, além de conferir brilho. Vale ressaltar que as duas máscaras conferem maciez e condicionamento intenso aos fios.

menu
menu